Primeiro de tudo, Reishi permite que você ganhe o poder sobre os pensamentos e emoções de outra pessoa. Você pode descobrir os pensamentos de outras pessoas e ler bem fundo dentro da alma delas. Porém, não é algo que você faz por pura vontade, mas sim algo que vem automaticamente para você. Você é bombardeado com pensamentos, preocupações e sentimentos dos outros, sem poder fazer nada para parar.
Imagine o Hao sendo capaz de ler a mente de todo mundo. O ódio deles pelo mundo na época em que viveu, a ganância dos nobres, a angústia no coração dos plebeus e daí em diante eram enviados todos para Hao. Ele não podia “desligar” a habilidade, e por isso era forçado a ouvir todas as emoções dos outros. Obviamente, as pessoas daquela época não estavam felizes, mas sim tristes, com raiva e com desejo por vingança. Então, Hao sentiu e ouviu todos esses sentimentos.
Então, todos esses sentimentos de arrependimento, angústia e pura raiva afetaram a opinião do Hao sobre o mundo (que já estava ruim, por ter tido sua mãe morta por pessoas que não entendiam e o temiam). Os sentimentos consumiram sua alma. Porém, o problema é que Reishi não é uma habilidade tão simples. Xamãs podem criar over-souls, não é? Então, com os poderes de xamãs do Hao sendo tão fortes como eram, e combinando isso com o forte sentimento acumulado sobre o mundo como resultado de anos lendo mentes, ele fez uma incorporação. O over-soul é um tipo de representação do xamã. Vem da força do coração e dos sentidos. Tais sentimentos não poderiam simplesmente ficar presos no coração dele.
Isso continuou crescendo e crescendo até que tudo que Hao sentia eram os sentimentos escuros. Matamune diz, na sessão Monte Osore, que “Paz” não existia naquela época, então todos os pensamentos das pessoas eram de guerra, morte, tortura, ganância, doenças, etc. Enquanto todos se preocupavam com seus próprios destinos, Hao teve que ouvir e se preocupar não apenas com seu próprio destino, mas também com o de todos os outros!
Agora, os Onis e incorporação. Esses sentimentos não ficaram presos no coração de Hao; eles expandiram e se materializaram em uma entidade sólida (talvez como um over-soul é criado). Mas tão fortes que eram os sentimentos materializados nos Onis que o tornou uma incorporação de tudo isso. Matamune explicou isso para o Yoh, quando disse sobre o ódio ter uma força parecida com uma maldição.
Mas então, por que Hao não era tão perturbado por isso como a Anna, já que Anna tem o mesmo poder? É porque, como o Matamune disse, os Onis obedeciam o Hao. Ele era forte o bastante para mantê-los sob seu controle. Enquanto isso, Anna simplesmente não conseguia. Ela estava aterrorizada, e ele aceitou (ele aceitou até porque este poder seria algo que o ajudaria muito contra os humanos).
Agora, sobre Anna ter perdido esse poder… Após o Monte Osore, Anna diz para Manta que não pode mais ler mentes, e sua conversa com Hao no Great Spirit também dá a entender que não tem mais o poder. Um ponto que gera dúvidas, porém, é o fato de que ela dá um tapa em Yoh no trem, que nos dá a ideia de que, em algum nível, ela ainda podia ler sua mente. Como Hao diz que existem diferentes níveis desse poder, talvez o poder ainda exista em um nível mais limitado, ou algo assim?
Escrito por Smart Angel (modificado)