Entrevista com Hiroyuki Takei à ICv2 (SDCC)
Essa é a tradução de uma entrevista de Hiroyuki Takei à ICv2 (link). Os direitos do conteúdo pertencem apenas a eles, estamos apenas traduzindo para que mais pessoas possam saber o que foi perguntado e as respostas, o que é bom para Stan Lee, é bom para Takei, é bom para os fãs e para todos. (:
——
ICv2 teve uma oportunidade para sentar-se com o famoso manga-ka no San Diego Comic-Con para falar sobre seu trabalho em parceria com Stan Lee em Ultimo, que foi lançado nos Estados Unidos na Shonen Jump.
Você sente como se Ultimo tivesse mais de uma sensibilidade japonesa ou americana?
Se passou pouco tempo desde que a série começou, então eu ainda não posso dizer ainda qual das duas estão se saindo mais forte.
Qual é foi a resposta das audiências, em termos de vendas ou popularidade?
No sistema dos comics japoneses em cada revista há na verdade uma enquete e os leitores decidem qual é seus títulos favoritos. Ultimo está normalmente na camada superior. Em termos das novelas gráficas o primeiro de todos os volumes de Ultimo foi lançado no Japão em 4 de Julho e dentro de três dias houve um pedido de reimpressão. Até agora, um começo corrido.
Até agora há apenas um volume de Ultimo. É difícil de dizer porque até agora as respostas foram apenas dos leitores. Se a série se tornar um filme ou algo assim, então eu realmente poderei saber.
Como a audiência japonesa respondeu ao fato de que Stan Lee estava envolvido?
Pela sua natureza, as audiências dos comics japoneses preferem normalmente apunhalar o título ao invés do criador. Pessoas ficariam muito animadas sobre Spider-Man (Homem Aranha) e Iron Man (Homem de Ferro), mas é mais propriedade da obra e não tanto por causa do valor do nome do Sr. Stan Lee.
Como os designs de personagens para Ultimo são tão diferentes dos que estão sendo feitos nos comics americanos e dos que você fez em seus mangá anteriores?
Em termos de Ultimo, o motivo da série é muito único mesmo comparado com meus próprios trabalhos no passado e também à indústria de comics americanos. O tema veio primeiro e depois o design de personagens se ficou determinado. Em termos de influências, ao invés de dizer que a influência foi dos comics americanos, foi muito mais influenciado pela idéia original do Sr. Stan Lee. Então é ligeiramente diferente.
Por que você acha que superheróis não são tão comuns nos mangá? Eles são bem populares aqui.
Deve estar na diferença entre a tribo que cresceu na agricultura contra a que cresceu da caça.*
* [Nota: Ele quis dizer que a história dos dois países são tão diferentes que podem ser comparadas à diferença entre uma tribo que cresceu da agricultura e outra da caça… As duas tribos conseguem alimentos, mas cada uma de seu jeito, acredito que seja isso]
———
Fonte: http://www.icv2.com/articles/news/15527.html (em inglês)