Shaman King Br

Shaman King Br

Frases em destaque

  • “Para tudo se dá um jeito”
  • “Os humanos só podem revelar seu verdadeiro potencial durante uma situação absolutamente crítica”
  • “Ninguém pode prever o futuro, por isso é inútil temer o desconhecido.”
  • “Não há necessidade de hesitar, mesmo sem qualquer força, você irá encontrar as respostas que procura depois que seguir em frente”
  • “Para tudo se dá um jeito”

Entrevista – Stan Lee – ICv2

Entrevista com Stan Lee à ICv2 (SDCC)

Essa é a tradução de uma entrevista de Stan Lee à ICv2 (link). Os direitos do conteúdo pertencem apenas a eles, estamos apenas traduzindo para que mais pessoas possam saber o que foi perguntado e as respostas, o que é bom para Stan Lee, é bom para Takei, é bom para os fãs e para todos. (:

——

ICv2 teve uma oportunidade para sentar-se com a lenda Stan Lee no San Diego Comic-Con para falar sobre seu trabalho em parceria com o famoso manga-ka Hiroyuki Takei em Ultimo, que foi lançado nos Estados Unidos na Shonen Jump.

Diga-nos um pouco sobre como você aproximou sua escrita para o mangá. Você fez todos os personagens e a história, ou apenas fez um script com as cenas e desarranjos?
Não, eu não escrevi um script. Eu apenas dei a Takei-san um esboço do que a história deveria ser. Eu sugeri um robô que é mau, um robô que é bom. Eu dei a ele os nomes, e apenas a forma que eu imaginei que a história deveria fluir e como os personagens principais deveriam ser e deixei todo o resto para ele desenhar da forma que ele quisesse. Eu não quero que isso pareça como um comic (quadrinhos) americano, e eu não quero e eu não quero que a leitura seja necessariamente como um comic americano também. Isso é baseado em uma idéia americana de história, mas por trás disso é uma interpretação japonesa disto. Eu pensei que poderia ser interessante — uma combinação de dois tipos de linhas de contar histórias.

E sobre a definição? O prólogo está no século XII (doze) no Japão. Isso foi uma escolha que você fez ou ele fez?
Absolutamente eu pensei que deveria começar desta maneira, apenas para fazer isto dramático e fazer parecer como uma história maior.

Nós apenas vimos um capítulo ou dois, mas há um personagem no século 12 em Kyoto que tem óculos de sol e parece bastante com você. Além das conexões com um personagem de ótima aparência com extremo poder, de onde veio a idéia de fazer ele parecer como você?
Esta foi inteiramente do Takei-sensei. Na verdade, eu disse a ele que eu acho que ele deveria desenhar a si mesmo nas tiras e pouco a pouco nós poderiamos usar nós mesmos mais e mais na história. Ele riu. Eu não sei se ele vai fazer ou não.

Nós entendemos que você está escrevendo o script em inglês. A que nível de linguagem será direcionado e em que será diferente da do Japão? Erá ser para crianças ou para todas as audiências?
Eu acho que quero que seja para crianças.

Por que você acha que que há menos superheróis nos comics japoneses? Nos Estados Unidos eles são muito dominantes, mas não tanto no Japão. Você tem alguma idéia de por que isso acontece?
Sim. Porque eu sou americano* (risos). Eu não sei… Parece que isto é algo que é definitivamente um tipo de arte americano. Mesmo pelo mundo tenha muitos poucos comics de superheróis na Inglaterra, Itália, Índia… Eu não sei como nós estamos conectados; Eu não sou um sociologista, mas parece que é uma peculiaridade de ser um americano fazer estes tipos de coisa.

* [nota: Stan Lee está fazendo uma piada, pois ele é muito famoso sendo autor de muitos comics deste gênero, como X-men, Homem Aranha, o Quarteto Fantástico, Incrível Hulk, Homem de Ferro, entre outros. Então realmente ele é um grande motivo para a existência de tantos superheróis nos comics americanos]

Quando você estava criando isto, você estava pensando nisto primeiramente como um comic ou você estava pensando “puxa, nós podemos fazer TV disso” ou alguma outra coisa?
Eu sempre esperei que se você viesse com uma boa história, então isso poderia se emprestar para um filme, uma série de TV ou qualquer coisa, se for uma história boa e sólida. Eu não cresci com a idéia de pensar em TV mas eu tentei pensar em uma boa história. Se eu conseguir, então eu acho que estaria tudo bem para qualquer outra forma de media.

——

Fonte: http://www.icv2.com/articles/news/15526.html (em inglês)